O respeito por Abel!
![]() |
imagem: Sporting.pt |
Abel lesionou-se com gravidade e neste momento da sua vida (últimos dias de contrato com o Sporting que termina em Junho) há que haver prudência no tratamento de um profissional, que mesmo não tendo qualidade "futebolística" para ficar e que certamente faria parte da "limpeza" que se espera para a próxima época, dificilmente aos 32 anos arranjará colocação.
Compreendo que o Sporting não é um asilo, nem muito menos um casa de misericórdia, mas Abel tem sido um profissional como poucos tem havido no Sporting, claro que seria muito fácil criticá-lo e rapidamente nos livraríamos dele, mas há também uma cultura que deve ser preservada no Sporting de acompanhamento dos profissionais mesmo nos momentos mais complicados. Com quase 6 épocas no Sporting, consecutivas, seria fácil renovarem por mais 1 ano, com um salário inferior, no sentido de não abandonar o jogador. A Direcção ficava bem vista, mas sinceramente o que é preciso é uma solução que não prejudique o Sporting e que seja de "agradecimento" pela postura do jogador para memória futura para outros. Uma "win-win situation"!
Abel não iria ter hipóteses na próxima época. Do ponto de vista de qualidade futebolística nem no banco iria ser uma solução, e com esta lesão estará apto lá para Novembro, daí, e não estando por dentro do balneário e não sabendo das reais necessidades da Academia, talvez no próximo ano, e querendo o jogador terminar a sua carreira como jogador, assumir uma posição na formação. O "Professor" Abel poderia ter um papel importante na formação de novos jogadores.
Independentemente de tudo, espero que esta Direcção decida em consciência porque apesar de tudo, Abel é um ser humano que nunca desrespeitou o Sporting e que serviu com a qualidade possível como alguns não foram capaz!
Comentários
Não é um jogador de top, claro, mas tem sido um magnífico profissional.
E é uma pessoa bem-formada.
Como disse no BN ao PLF o Sporting tem aqui uma boa oportunidade de marcar a diferença que tantas vezes reclama e nem sempre assume.
Abraço!
É fundamental não abandonar o jogador neste momento e pelo seu carácter possivelmente teria algo mais a dar ao Sporting depois de acabar a carreira como jogador.
Só posso fazer o seguinte comentário: os cãoes ladram e a caravana passa!!
O Abel não foi nada feliz nessa frase, mas não passou de um desabafo a quente, quando, além do treinador, não havia mais ninguém a dar a cara pela equipa!
Se não me engano, essa frase deve-se aos assobios dos adeptos DURANTE o jogo.. e com isso acho que muito está dito. Estamos numa fase de mudança e reconciliação por isso prefiro não me alongar nesse tema, que já é passado!
eu li e tens toda a razão, é um desses momentos.
Anónimo,
como disse o Nuno, é um momento a quente, e que provavelmente até terei criticado na altura, e quantos de nós na nossa vida profissional não temos desses momentos? O mais importante é como diz o Leão de Alvalade.
SL
Concordo, em absoluto, com as suas palavras. Abel, ao contrário de outros, incluindo jogadores que sairam da Academia, sempre teve uma postura de grande profissionalismo e sportinguismo. Aproveito a oportunidade para referir um jogador, que se arrisca a sair pela porta pequena que, na minha modesta opinião, merecia o respeito de todos os adeptos e associados leoninos. Refiro-me ao Nosso sub-capitão Anderson Polga.Sempre presente nos momentos mais díficeis e revelando uma entrega e sportinguismo inquestionáveis considero que a sua saída deverá ser além de ponderada, uma saída digna.
SL
Bruno Pereirinha
Abel deve claramente renovar e posteriormente ser convidado para funções de formação no clube.
A menos que a lesão o faça ponderar terminar a carreira já e aí deve ser convidado já.
SL
http://a3d.blogs.sapo.pt/
Fico à espera de uma resposta, obrigado.
Deve o Sporting agora, e porqur somos o grande sporting ajuda-lo nesta hora dificil e só o deixar sair após estar completamente recuperado da lesão ou então renovar-lhe o contrato por mais uma epoca com valores baixos.
sporting sempre
Carlos silva