Marinho Neves, o sistema e o Sporting












Ontem alertaram-me para a entrevista do Marinho Neves a um blog. Atentem à parte a que se refere ao Sporting, que coloco aqui na íntegra:

"CdA: É do foro público que o Marinho trabalhou para o Sporting contra o “sistema”. Quem foi a primeira pessoa a iniciar essa luta contra o “sistema” no futebol Português? 

MN: Quando Dias da Cunha foi eleito presidente do Sporting, depressa se apercebeu da falcatrua que era o nosso futebol. Não sabia para que lado se havia de virar. Fui então contactado pelo seu assessor, Carlos Severino, para ver que disponibilidade tinha para trabalhar directamente com o presidente com a função de o alertar dos perigos que o clube corria. Inicialmente não me mostrei muito interessado, mas por outro lado pensei que poderia lutar por dentro e combater a corrupção, até porque a Polícia Judiciária já me tinha como consultor e não me pagava nada. Aceitei, mediante um bom vencimento e com a condição, por mim proposta, de que se não gostassem do meu trabalho despedia-me sem qualquer tipo de indemnização. 

Fiquei por lá seis anos, mas no meu segundo ano fomos campeões nacionais, principalmente porque o Sporting sabia com 15 dias de antecedência as armadilhas que lhes estavam a preparar. Um exemplo: 15 dias antes avisei o presidente que no jogo X que antecipava um jogo com o Porto, o árbitro da partida seria fulano e que Beto e Rui Jorge iriam ser espicaçados por esse árbitro durante o encontro para este encontrar motivos para os expulsar. 

No dia do jogo confirmou-se a minha informação. Num outro caso, num jogo decisivo para a conquista do campeonato, frente ao Boavista, soube que o árbitro da partida tinha ido almoçar com Valentim Loureiro, que era presidente da Liga. Avisei o presidente e todos ficaram em pânico. Não sabiam o que fazer porque não havia provas. Disse-lhes que a única coisa a fazer era Manolo Vidal, antes do jogo, quando fosse entregar as fichas aos árbitros, deveria dizer: "Então o almoço de terça-feira foi bom?" Mais nada. Quando o árbitro ouviu aquela pergunta associou de imediato a intenção do delegado ao jogo e ficou em pânico, contou-me depois Manolo Vidal. Durante esse jogo o árbitro até beneficiou o Sporting e fomos campeões. 

O árbitro não sabia que provas tínhamos e como era internacional, não colocou a sua carreira em risco. Mas a conquista do campeonato desencadeou uma série de invejas dentro do próprio clube e quando dei por ela estava a lutar contra gente que estava a ser paga pelo clube, mas que queria que este perdesse para conquistarem o poder e poderem fazer os seus negócios. Cheguei mesmo ao ponto de saber que os meus relatórios semanais eram entregues, por gente do Sporting, aos nosso principais inimigos, Porto e Boavista. Não sou nem nunca fui sportinguista e nunca escondi isso. Era apenas o meu trabalho. 

CdA: As acções do Sporting nessa luta contra o “sistema” tinham qual objectivo? E as do Benfica? Os lutos pela arbitragem, levar DVD’s ao ministro ou qualquer outro tipo de protesto surtem mesmo algum efeito? Amedrontam o “sistema”?
MN: A primeira coisa que fiz, foi convencer Dias da Cunha de que devia fazer uma aliança com o Benfica se queriam conquistar o poder. Sempre disse que o inimigo do Sporting não era o Benfica, mas o Porto e o Boavista da altura. Consegui. Dias da Cunha fez uma aliança com Luís Filipe Vieira e foi à televisão dizer que as cabeças do sistema eram Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Forneci documentos que provavam isso mesmo.

O Porto e o Boavista começaram a sentir-se ameaçados e começaram a minar o Sporting por dentro utilizando alguns elementos que hoje continuam no clube. Dias da Cunha não aguentou a pressão e demitiu-se. Pedi a demissão com ele."

Comentários

É bom lembrar o Sr. Marinho Neves como acabou esta história da sua ligação ao SCP: o SLB, de quem é adepto, acabou campeão como todos sabemos na época 2004/05. Será que ele então também avisou Dias da Cunha do que andou Luís Filipe Vieira toda a época?...
CratoSempre disse…
interessantíssimo este depoimento... O futuro do nosso clube deixa-me muito preocupado... Acho que mais dia menos dia acabamos :(
Bancada de Leão disse…
LdA,

Verdade o que dizes, mas muito do que o Marinho sabe e conta também mostra bem o que têm sido estes últimos anos no futebol português e isso é relevante, diria.

SL
Unknown disse…
BdL,

mostra o que tem sido o futebol portugues e o que tem sido o Sporting nos ultimos anos. Ou alguem acha que os que ele acusa de terem conluio com o fcp ja sairam de lá?
Bancada de Leão disse…
Mostra como o Sporting só usando as mesmas armas pode chegar lá....por vezes não chega só ter equipa.

E depois há o eterno problema interno, das fontes anónimas, dos "bufos", dos que são lá colocados por outras razões.
Mike Portugal disse…
O que me preocupa mesmo é a ultima frase: "começou a minar o SCP por dentro". Isto significa que há gente dentro do SCP para o minar?
Unknown disse…
Mike,

E tens dúvida?

Aconselho a leitura destes testemunhos de uma pessoa que viveu o clube por dentro.

http://reporterx24.blogspot.com/2009/12/o-milagre-de-alkmaar.html

http://reporterx24.blogspot.com/2010/02/crises-no-sporting-o-golpe-falhado.html

http://reporterx24.blogspot.com/2010/02/crises-no-sporting-2-empurrao-final.html

http://reporterx24.blogspot.com/2012/01/futebol-o-lobi-que-tudo-comanda.html

É isto que tem mandado no Sporting com o apoio da maioria dos sócios.

Não auguro um futuro risonho.
Unknown disse…
há 20 anos atrás ou mais não havia este ódio entre benfica e sporting. o dividir para reinar desde os lados do dragão funcionou como um golpe de mestre digno de um rei. só unidos, podem fazer frente àqueles poucos dignos corruptos que fazem do al capone uma criança que rouba rebuçados. mas não, ainda há sportinguistas que vão dizer que isto é um golpe do benfica para conseguirem alguma coisa e a alinaça deveria ser com o fcp. lembrem-se também do odio que foi instaurado e criado entre o benfica e o braga. com que objectivo? entreter e desviar atenções.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!