Cantona, Yazalde e o Sporting!


O meu clube de eleição lá fora é o Manchester United. Há mais de 25 anos, seguramente, não sabendo a razão da minha escolha. Lembro-me, perfeitamente, dos jogos que passavam na RTP, há muitos anos, principalmente da Taça de Inglaterra. A paixão pelo futebol inglês vem de muito longe.

Adorando o Manchester United. Só quero que percam contra o Sporting. É óbvio que uma das principais figuras que tive o prazer de ver com a mítica camisola dos Red Devils foi Eric Cantona.

Uma lenda!

Controverso quanto baste, incrível presença dentro de campo e um jogador incontornável da história do clube inglês e do seu domínio na grande ilha e além fronteiras.

Eric Cantona visitou o Sporting. Primeiro a Academia com o seu filho Emir, depois o Museu do Sporting com a presença de Bruno de Carvalho. A visita pela história do nosso centenário clube fez com que Cantona viajasse no tempo e recordasse os seus tempos de Marselha. E logo para recordar um dos grandes jogadores do Sporting: Yazalde.

"Yazalde era um excelente jogador. Jogou no Marselha, depois de sair do Sporting. Quando ia ao estádio com o meu irmão e o meu pai, porque nós éramos de Marselha, Yazalde era um dos nossos heróis".

O Sporting podia e deveria ter explorado mais esta visita, abordando dois dos mais importantes jogadores da história do futebol mundial, um pelo nosso clube, Yazalde, outro pelo Manchester United.

Yazalde, argentino, vendeu jornais, bananas e até partiu gelo. Um dia chegou a Portugal, jogou no Sporting e conquistou um campeonato nacional e um Taça de Portugal. Em 1974 conquistou a bota de ouro com 46 golos em 30 jogos.

Estes pedaços de história, do passado e do presente, fazem da nossa instituição, uma das mais emblemáticas da cultura futebolística. Passá-las às novas gerações é o continuar de um legado que foi iniciado pelos fundadores do clube que, como todos sabemos, só tinham em mente tornar o Sporting tão grande como os maiores da Europa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!